Já conhece os diferentes tipos de implante dentário? Saiba mais sobre o assunto e entenda qual é mais adequado para o seu caso!
Existem diversos tipos de implante dentário, cada um com sua própria individualidade. Você já conhece todos? E se sim, será que sabe qual é o melhor para o seu caso?
Muitos pensam que implantes dentários são puramente estéticos e isso está longe de ser verdade!
Isso, porque são considerados a melhor saída para quem quer sorrir novamente após perda dentária.
Antes de fazer, no entanto, vale a pena conhecer mais sobre os tipos disponíveis para o tratamento e entender qual é mais adequado ao seu caso.
Neste post, falaremos sobre os principais tipos de implante dentário, suas características e em quais situações são usados. Quer saber mais sobre o tema? Então continue conosco!
O QUE É IMPLANTE DENTÁRIO?
Segundo o IBGE, há aproximadamente 20 milhões de pessoas que perderam dentes no Brasil. O implante dentário serve como uma saída para esta parte da população, permitindo a repaginação completa do sorriso.
De forma simples, podemos dizer que trata-se de um substituto do dente natural, que pode ser perdido por diversos motivos, como: cárie, traumatismos, doenças gengivais, etc.
Vital para evitar que um indivíduo passe por problemas de autoestima, desajuste na mordida, doenças digestivas, entre outros riscos.
O PROCEDIMENTO É DESCOMPLICADO
A cirurgia é simples e de curta duração. Pode ser feita no osso do maxilar superior ou inferior. No procedimento, será fixado pinos de titânio (os implantes) que servirão como raiz às próteses de resina ou porcelana, dependendo da sua escolha.
Entretanto, antes do resultado definitivo, é preciso aguardar a ósseo-integração do titânio, para que possa suportar a prótese adequadamente. Isso costuma levar de 4 a 6 meses.
Enquanto isso, é usada uma prótese provisória, que não compromete o tratamento e permite ao paciente viver uma vida normal enquanto aguarda a ósseo-integração.
CONTRAINDICAÇÕES AO TRATAMENTO
Há contraindicações ao tratamento com implante dentário, as mais comuns são:
• Pacientes jovens que ainda estão passando por crescimento ósseo;
• Pacientes com condições de saúde que afetam a estrutura óssea, como neoplasia maligna e osteoporose, por interferirem na remodelação dos ossos.
3 TIPOS DE IMPLANTE DENTÁRIO
Embora existam implantes de carga imediata, ou seja, que recebem a prótese definitiva em 30 dias, a maioria não funciona assim.
A seguir, conheça os principais tipos de implante dentário!
IMPLANTE UNITÁRIO — Substituto mais comum
O modelo unitário é um dos tipos de implante dentário mais indicado a pessoas que perderam poucos dentes.
Aqui, o dentista substitui a raiz do dente com um pino de titânio. A coroa do dente (parte visível da arcada) também será substituída por um dente artificial de porcelana, posteriormente.
A dica para uma implantação unitária de sucesso é realizá-la o quanto antes.
Como manter um espaço desdentado por muito tempo aumenta as chances de perda óssea — e é preciso de massa óssea o suficiente para suportar a prótese — colocá-lo muito tarde pode ser complicado.
IMPLANTE COM PRÓTESE PROTOCOLO — Favorece a mastigação
O implante com prótese protocolo é ideal para quem está com boa parte da arcada dentária comprometida.
Feito com prótese de resina, o tratamento exige o uso de 4 a 8 implantes para suporte. Como o implante é fixo, o resultado final costuma ser altamente satisfatório para a mastigação do paciente.
Para manter os resultados, é importante ter cuidado com a higiene pós-tratamento. Dentes artificiais não equivalem à falta de riscos dentais.
Gengivas também adoecem, o que pode causar prejuízos à estrutura óssea e, consequentemente, a perda do implante.
IMPLANTE COM PRÓTESE OVERDENTURE — Facilita a limpeza e mastigação
O implante com prótese overdenture é mais indicado para quem procura bons resultados a valores acessíveis.
Basicamente, o tratamento funciona como uma dentadura fixa composta por próteses de resina (2 a 6, em média), que usa uma barra para ligar os pinos ao implante de dente.
A ESCOLHA DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA
Após conhecer os tipos de implante dentário, é preciso entender que nem sempre o que é melhor para uma pessoa será adequado para você. Por isso, a opinião de um profissional capacitado é indispensável.
Apenas com a ajuda de um dentista especializado, bem como de exames, você poderá determinar a abordagem ideal e forma de tratamento. Sabe porquê?
Porque o dentista é o único capaz de observar o comprometimento dentário corretamente. Atestando quantos dentes precisam ser substituídos, em que parte estão e qual o estado atual da estrutura óssea do paciente.
Além de ser o único apto para pedir os exames devidos para garantir a segurança da inserção de implante de dente, como uma tomografia computadorizada.
Caso procure por dentista em Guarujá, contate a NASO – Assistência à Saúde!
Focada em fornecer atendimento odontológico exclusivo, a equipe de profissionais da instituição pode esclarecer quais dos tipos de implante dentário é o mais adequado para você.
Conclusão
No texto, conhecemos os três principais tipos de implante dentário: o unitário, com prótese protocolo e com prótese overdenture. Cada um possui suas próprias vantagens e a mais vantajosa para o seu caso deve ser decidida em conjunto com um profissional capacitado.
Com a prótese certa, você pode retomar a confiança de exibir o sorriso em público, de mastigar e falar sem medo e muito mais!
Para quem procura por um dentista em Guarujá para ajudar nesse desafio, a Naso é uma clínica odontológica ideal para todos os casos. Entre em contato e converse com um de nossos profissionais!
Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo odontológico!