Quer saber como funciona o tratamento de implante dentário? Conheça os detalhes do procedimento e suas etapas!
Está com a autoestima afetada, porque sofreu com a perda de um ou mais dentes, mas ainda assim está com medo de realizar o tratamento? Entender mais sobre implante dentário pode tirar totalmente o receio do procedimento.
Chega de sofrer com dores e dificuldades para mastigar.
Hoje, vamos esclarecer de uma vez por todas o que é o implante dentário, como é realizado e critérios que habilitam o paciente.
Implante Dentário: o que é?
Qual a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em ‘implante dentário’?
A crença popular é que se trata de um dente artificial usado para preencher um espaço na boca, criado por conta da perda de um dente.
No entanto, o implante não corresponde ao dente artificial como um todo, também inclui o parafuso de titânio que o prende ao osso. Ou seja, é praticamente uma raiz artificial. A coroa é o que servirá como substituto do dente.
É possível perder os resultados?
Ao saber que o implante dentário é feito de titânio, há quem o veja como imbatível. Impossível de quebrar, perder… Isso não poderia estar mais longe da verdade.
É possível, sim, perder um implante. Vamos te explicar o motivo:
A raiz do dente é o que o prende ao osso da arcada dentária, via ligamentos periodontais. Basicamente, fibras elásticas que “sensibilizam” a mastigação e, assim, protegem nossos dentes de impactos maiores.
Por exemplo, se você levar uma pequena pedra à boca, junto à comida (pelo motivo que for), automaticamente vai parar de mastigar, certo? Isso é graças aos ligamentos periodontais!
O implante dentário não tem fibra alguma para conectá-lo ao osso, muito menos para sensibilizá-lo do que você está mastigando. Logo, está sujeito a sofrer força excessiva.
Como consequência, pode ocorrer uma quebra da peça ou uma reabsorção óssea, visto que o osso ao redor tentará fugir dos impactos. De qualquer forma, é um problema que pode ocasionar a perda do implante, assim como a má higienização.
Fique atento e mantenha visitas periódicas ao dentista para se prevenir!
As etapas do implante dentário
Veja agora as principais fases até a conclusão do tratamento.
1ª Etapa: Avaliação Profissional
O primeiro passo para quem deseja inserir o implante dentário é consultar um profissional.
Na consulta, o dentista vai avaliar o estado da sua arcada dentária e, com base nisso, determinar o tratamento ideal.
Os principais fatores que influenciam a decisão: quantos dentes precisam ser substituídos, quais são e a atual situação da estrutura óssea. A tomografia ajudará a encontrar essas respostas.
É importante saber sobre a estrutura óssea para avaliar a necessidade de enxerto. Pacientes com ossos fracos vão precisar disso para o implante, já que é uma espécie de reforço (feito com material natural) que vai ajudar a segurá-lo.
Assim, o dentista determina como será o procedimento, que pode ser feito logo após a análise, caso o paciente não precise de adaptações e cuidados adicionais.
2ª Etapa: Colocação do implante dentário
Chegou o dia de inserir o implante dentário! Afinal, há chances do tratamento dar errado? De ocorrer rejeição?
Embora não seja impossível de acontecer, é importante apontar que é muito raro. Como o implante é um pino feito de titânio, um material que não se movimenta, o corpo não costuma percebê-lo como objeto estranho.
E não precisa se preocupar com a possibilidade do procedimento causar dor.
Será aplicada anestesia local (para aliviar áreas específicas) ou a anestesia geral (para o corpo inteiro).
Por se tratar de uma intervenção relativamente invasiva (afinal, o osso da sua boca será perfurado), pode ser necessário que você fique de repouso pelos dias seguintes.
Até mesmo no pós-operatório seu conforto e segurança serão prioridades! O dentista pode prescrever anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos.
Como a estrutura óssea vai precisar acomodar o pino antes de colocar a prótese, você terá que esperar alguns meses para finalizar o procedimento.
O tempo de espera pode variar dependendo do paciente e de quais dentes foram substituídos.
3ª Etapa: Colocação da prótese dentária
Passado o tempo de recuperação recomendado, resta inserir a prótese dentária!
Não há segredo quanto à isso: a instalação é feita diretamente sobre o osso da maxila ou mandíbula, via encaixe ou parafusação.
A prótese, por sua vez, pode ser feita a base de porcelana ou resina.
Apesar do baixo custo, a de resina dura menos tempo. Enquanto a de porcelana é um investimento maior, mas mais duradouro (além de ser mais similar ao dente natural, esteticamente falando).
4ª Etapa: Pós-operatório
Vale ressaltar que, assim como em qualquer outro procedimento odontológico, recomenda-se investir em refeições com alimentos moles e frios após colocar implantes dentários. Por exemplo: sopa, sucos, vitaminas e sorvete.
Não se esqueça de manter-se hidratado, com aproximadamente 2 litros de água por dia, e evitar bebida alcoólica e cigarros.
Como escolher um implantodontista?
Qualquer procedimento dentário precisa ser instalado por um profissional capacitado e confiável. Um único erro pode colocar tudo a perder, e você precisa se resguardar. Caso esteja procurando por um bom dentista em Guarujá, podemos ajudar.
Atuando com um novo conceito em Odontologia, a Naso – Núcleo de Assistência à Saúde proporciona atendimento exclusivo, que alia conforto à tecnologia de ponta em seus tratamentos.
Entre em contato e saiba mais sobre os serviços!
Conclusão
Saber como funciona o tratamento de implante dentário pode tranquilizar qualquer um que teme substituir os dentes perdidos. Especialmente considerando o quão simples e seguro é!
O implante é, na verdade, a primeira etapa do procedimento de instalação do “dente artificial”.
Cada caso será individualmente avaliado para determinar a possibilidade de instalar o pino. Quem não apresentar problemas, pode fazer de um dia para o outro.
Vale lembrar que há uma série de cuidados a serem tomados para garantir a durabilidade, visto que a sensibilidade bucal não será mais a mesma.
Mantenha visitas periódicas ao dentista para se garantir e, claro, boa higiene é fundamental.
A quem procura por implante dentário em Guarujá, a Naso pode ser exatamente o que procura. Desde 1993, atuando com atendimento humanizado e competência técnica.