Já se perguntou sobre como o tratamento de clareamento dental é feito? Então venha conhecer todos os detalhes tirar suas dúvidas sobre o assunto!
Seus dentes adquiriram um aspecto manchado com o passar dos anos e isso já se tornou incômodo? Então chegou a hora de conhecer mais sobre o clareamento dental!
Há muitas razões por trás dos dentes amarelos. Idade, traumas dentários, maus hábitos alimentares, herança genética…
O problema é que o amarelamento, além de impedir que uma pessoa se sinta à vontade para sorrir, também indica problemas de saúde bucal.
A boa notícia é que é, sim, possível reverter esse quadro; eliminar as manchas e recuperar a cor natural dos dentes. Basta um dentista qualificado e algumas sessões de clareamento dental. Simples assim!
Ficou interessado e quer saber melhor sobre como funciona o procedimento? Então, continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
O que é o clareamento dental?
O clareamento dental é uma técnica de estética bucal que busca eliminar os pigmentos que mancham ou escurecem os dentes e, assim, recuperar a cor natural.
Por sua vez, o escurecimento dos dentes é um processo que ocorre naturalmente com o passar do tempo, mas pode ser acelerado por traumas dentários, tártaro, uso frequente de antibióticos, erosão dentária, maus hábitos alimentares — como consumo frequente de café — ou mera influência genética.
É mais comum que resulte da alimentação. Quando resíduos de comida penetram o esmalte e se “abrigam” na dentina.
De qualquer forma, o procedimento para clareá-los exige a orientação e supervisão de um cirurgião-dentista — o único capaz de garantir a segurança e eficiência do tratamento.
Para isso, ele fará uma avaliação para não apenas entender se sua arcada dentária aguenta o clareamento dental, como também determinar a frequência das sessões, a quantidade de gel a ser usado, entre outros detalhes.
Ao final de tudo, resta ao paciente escolher entre os dois métodos disponíveis: o caseiro e o assistido (ou no consultório, como é mais conhecido).
Como é feito o Clareamento Dental
Agora que você já sabe o que é clareamento dental, nada mais justo que saber como o procedimento é feito.
O pré-clareamento dentário
A arcada dentária é formada por inúmeras camadas sobrepostas. Pense em um produto envolto por embalagens de proteção.
A primeira camada é o esmalte, que já é porosa por natureza. Entre essa camada e a dentina, há um espaço no qual o resíduo das suas refeições pode adentrar, por meio das microfissuras da primeira camada, e se depositar.
Quando não há a correta higienização, essa segunda camada “não intencional” começa a crescer (acumular, no caso). É isso que escurece o dente.
Por isso, antes de iniciar o tratamento, é necessário fazer higienização básica.
O dentista irá utilizar uma ferramenta, chamada de cureta, para retirar a placa bacteriana e o tártaro dos dentes.
Desta forma, o procedimento ganha mais eficácia e, até mesmo, se torna menos doloroso!
Passo a Passo do Clareamento Dental
Para começar o clareamento dental, é preciso primeiro proteger a gengiva. Afinal, é uma área bem sensível e que pode ser afetada com o mais simples dos erros.
Quando a aplicação é feita em consultório, normalmente é coberta com um líquido protetor que é, logo após, exposto à luz que o enrijece, assemelhando-se a uma borracha.
Agora, quando o paciente decide fazer o clareamento caseiro, esta é uma preocupação a menos.
Nessa situação, a substância clareadora é aplicada no molde dentário antes de entrar em contato com os dentes e não chega a tocar na gengiva.
Medidas de proteção tomadas, o dentista aplica o gel clareador na arcada dentária por meio de uma seringa.
Após a aplicação, o gel clareador é imediatamente absorvido pelo dente. Então, as moléculas de cor da dentina começam a se quebrar, graças ao peróxido de hidrogênio ou carbamina da fórmula, que neutraliza a superfície ácida dos dentes. E pronto!
Trata-se de uma simples reação química! É por esse mesmo motivo que é necessário a orientação de um profissional habilitado.
O procedimento dura de 25 a 30 dias e é constituído de aplicações diárias do gel clareador.
Clareamento dental caseiro ou no Consultório – há diferenças?
De forma geral, os materiais utilizados e etapas seguidas no clareamento dentário feito em consultório é o mesmo que o feito em casa.
O que pode acontecer é que o dentista pode acabar utilizando um laser para potencializar os resultados do procedimento. Algo que não vai ocorrer no caseiro.
O processo a laser, por sua vez, dura de 45 minutos a 1 hora e deve ser repetido entre 7 a 10 dias após a aplicação, que deve dar um total de 3 sessões.
Conclusão
Viu só como o clareamento dental é seguro e prático? Isto é, quando feito com a ajuda de um dentista devidamente habilitado…
Não perca mais tempo, procure por um profissional e melhore a aparência dos seus dentes!
Se estiver procurando por uma clínica odontológica em Guarujá para fazer isso por você, a Naso é perfeita para o serviço!
Entre em contato conosco o quanto antes e agende sua avaliação.