Clareamento dental caseiro é eficaz?

Clareamento dental no Guarujá

Está pensando em fazer clareamento dental caseiro? Nós te entendemos. Afinal, quem nunca sonhou em ter aquele sorriso branquinho, não é?

Além de ser um belo atrativo aos olhos de qualquer um, uma arcada dentária de boa aparência sempre é tida sinônimo de boa higiene bucal.

O problema começa quando uma pessoa decide, seja por motivos financeiros ou por preferência pessoal, “improvisar” e fazer por conta própria, sem entender exatamente como ele funciona e sem supervisão de um dentista.

Com isso, muitos acabam prejudicando o esmalte dos dentes e causando vários outros problemas de saúde.

Não dá para correr um risco tão grande com uma parte tão importante (e visível) de você, não concorda?

Então, continue a leitura e fique a par de tudo que você precisa saber sobre clareamento dental caseiro!

clareamento dentário com dentista

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento que procura restaurar o esmalte perdido dos dentes. É feito por meio de produtos à base de peróxido de hidrogênio, que quebram as camadas de pigmentos e resíduos até recuperar o brilho natural deles.

O esmalte, por sua vez, é perdido pelo passar dos anos devido à inúmeras substâncias abrasivas, como café e sucos cítricos.

A perda gera um processo degenerativo, que acaba com a proteção da região bucal e a deixa mais suscetível à microrganismos nocivos.

Recuperar garante mais autoconfiança e qualidade de vida para os pacientes — visto que um sorriso saudável é capaz de estimular a liberação de serotonina e endorfina, os hormônios da alegria e prazer —, como também mais saúde!

Devolver essa “proteção” é garantia de mais segurança!

Quais são os tipos de clareamento dental caseiro?

Há duas maneiras de realizar o clareamento dental caseiro:

1. Seguindo orientações odontológicas, após fazer uma série de exames que comprovam a possibilidade de um clareamento saudável;
2. Por conta própria, sem exames prévios e, muito menos, a opinião de um dentista.

Aos que optam pela segunda opção, é preciso tomar cuidado.

Clareamento dental caseiro com Bicarbonato

Aproveitando o baixo custo e facilidade de acesso do produto, muitos usam o bicarbonato para realizar o clareamento caseiro.

Devido à superfície geralmente ácida dos dentes, o bicarbonato é capaz, sim, de neutralizar as placas amareladas, graças a sua propriedade abrasiva.
Parece simples e fácil de fazer, certo? Pois é, mas cuidado que tem caroço nesse angú!

O perigo dessa técnica reside justamente na “facilidade” de aplicação. Como não há controle da quantidade aplicada, nem profissional habilitado para ajudar, a substância pode causar manchas irreversíveis nos dentes e até sangramento na gengiva!

Não é incomum encontrar pessoas que tiveram queimaduras e sensibilidade nos dentes por causa dessa aplicação.

Clareamento Dental caseiro com Moldeira e Gel

O uso de moldeira, juntamente com o gel clareador, é uma forma de clareamento dentário caseiro muito utilizada.

Você já deve ter visto essa técnica em ação em algum filme ou série.
Basta aplicar o gel e a moldeira aos dentes e deixá-los atuar por alguns minutos ou horas, até. Após a retirada, é só higienizar os dentes com creme dental com flúor, da mesma forma que fazemos rotineiramente.

Parece mais seguro que o uso de bicarbonato? Sim, mas não é bem assim.
O gel aplicado é ainda mais abrasivo que o bicarbonato, sendo assim, ele não apenas apresenta o risco de causar as mesmas complicações, como também de causar efeitos ainda mais nocivos!

Perda de sensibilidade, pulpite, sangramentos e queimaduras são alguns dos problemas mais comuns enfrentados nesse procedimento.

Em contrapartida, há como aplicar essa técnica de forma eficiente e segura em casa: com as orientações de um dentista habilitado.

Pasta de dentes que prometem clareamento dentário

Para todo problema do mundo, há um publicitário oferecendo uma solução milagrosa. Dentes amarelados não são exceção ao caso.

Há cremes dentais disponíveis no mercado que prometem fazer clareamento dental caseiro e trazer ótimos resultados, como se tivesse sido realizado por um dentista.

Como? Adicionando substâncias clareadoras à fórmulas, dizem eles.
Vale a pena? Os profissionais afirmam que não.

Os cremes dentais não têm como dar conta do recado por completo.

É possível fazer o clareamento dental caseiro com o acompanhamento de um dentista?

Agora que conhecemos os perigos do clareamento dental caseiro sem supervisão profissional, resta a dúvida: é possível fazer com a supervisão de um dentista?

E a resposta é sim!

Se quiser dentes mais brancos, mas não tem disponibilidade para atender à sessão em consultório, aproveite para conversar com um dentista de confiança sobre a possibilidade do clareamento dental caseiro.

A partir disso, ele irá realizar um exame visual para entender se os seus dentes têm condições de receber o produto clareador. Caso não, será oferecido uma alternativa mais adequada ao caso.

Se sim, você receberá todas as instruções e o material adequado para fazer o procedimento de forma segura e eficiente!

Conclusão

Como vimos, o clareamento caseiro sem acompanhamento não apenas é altamente ineficaz na remoção de placas amareladas, como também pode prejudicar ainda mais a arcada dentária.

Quando há supervisão adequada, no entanto, a história muda e torna-se, sim, possível retirar as placas amareladas do conforto de casa.

Se estiver procurando por uma clínica odontológica em Guarujá de confiança, a Naso é ideal para o serviço!

Fornecendo serviços odontológicos do mais alto nível e tratando cada cliente com a exclusividade que merece.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para saber de tudo sobre saúde bucal!

Publicado por

Deprecated: A função the_author_description está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use the_author_meta('description'). in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121



Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47