Extração do dente siso para pacientes que já estão em tratamento ortodôntico. Veja como é feito!

Junto do aparelho ortodôntico vêm muitos cuidados. O paciente deve aprender a lidar com uma lista cada vez maior de recomendações e cuidados necessários com o aparelho. Ter atenção com o dente siso também pode ser um desses cuidados. Esse dente é um verdadeiro incômodo: aos poucos, ele pressiona a gengiva para nascer. Mas, algumas vezes, não existe espaço ideal na boca para o surgimento desse novo dente e ele pode acabar “espremendo” os dentes restantes da arcada dentária. Esse processo pode atrapalhar o rumo do tratamento ortodôntico, mas apenas se a extração não ocorrer. Esse artigo explica como isso acontece, tire aqui suas dúvidas. Continue lendo “Extração do dente siso para pacientes que já estão em tratamento ortodôntico. Veja como é feito!”

Gengivite pode ser hereditária?

A gengivite é uma doença que afeta a gengiva e pode ser notada na presença de alguns sintomas como sangramento, que pode surgir durante a escovação, e inchaço gengival. O problema, em geral, é fruto de uma higienização inadequada ou até mesmo a falta dela. Entretanto, seria esse o único agente causador? É possível que, mesmo mantendo uma boa limpeza, o paciente contraia a gengivite por fatores hereditários, por exemplo? Confira as respostas sobre o assunto!

Continue lendo “Gengivite pode ser hereditária?”

Aftas recorrentes: como e por que surgem?

Quando falamos de genética, imediatamente pensamos nas características de uma pessoa: cor dos olhos, cabelos e até mesmo a altura. Mas, muito além disso, a influência da família também pode ser presente no aparecimento de algumas doenças e problemas bucais. Úlceras bucais, por exemplo, podem aparecer por causas hereditárias e como sintomas de alguma outra complicação. Algumas lesões bucais, no entanto, podem não estar tão relacionadas assim com genética. A afta recorrente é uma delas.

Continue lendo “Aftas recorrentes: como e por que surgem?”

Borrachinha do aparelho ortodôntico acumula placa bacteriana. Veja como evitar

O aparelho ortodôntico fixo sozinho não faz milagres. Com ele, existem acessórios que auxiliam no tratamento e fazem a movimentação necessária para corrigir os problemas dentais. Entre eles, está a famosa borrachinha, ou ligadura elástica. Inocentes em um primeiro olhar, essas pecinhas que colorem o sorriso são muito importante no tratamento ortodôntico. A função primordial das ligaduras é fazer força no fio dentro da canaleta do braquete, ou seja, é a ligadura que ‘aperta’ o aparelho, dando início assim à movimentação ortodôntica.

Continue lendo “Borrachinha do aparelho ortodôntico acumula placa bacteriana. Veja como evitar”