Quais os riscos de não tratar a cárie?

Muitas pessoas acreditam que a cárie é um problema estético. Por isso, deixam de priorizar o tratamento e adiam a consulta odontológica frequentemente. Mas ela é uma doença e, como toda doença, pode ser prejudicial à saúde. Então, quais os riscos de não tratar a cárie?

Por que é fundamental tratar a cárie?

Primeiramente, é importante saber que a infecção tem a capacidade de evoluir e se tornar bem maior do que uma mancha preta no dente. Ainda mais se chegar no nervo. Dessa forma, as bactérias têm acesso a corrente sanguínea, infectando os tecidos e facilitando o surgimento de diversas condições mais graves. Por exemplo, doenças de natureza cardíaca, pulmonar e cerebral.

O acúmulo de pus na raiz também está na lista de riscos de não tratar a cárie. Até a necrose é uma possibilidade. Consequentemente, o paciente pode ficar sem o dente.

É claro que ainda existem os sintomas mais comuns, como a sensibilidade e incômodo no local. Porém, os casos mais leves ainda possuem potencial para danos colaterais. A dor dentária pode fazer com que a pessoa mastigue menos. Assim, prejudicando a digestão.

Portanto, a cárie é um perigo para diversas áreas do corpo e não só a boca.

Quais são as causas da cárie?

Há alguns fatores relacionados ao aparecimento dessas lesões dentárias. Principalmente, uma rotina de higiene bucal inadequada e o açúcar presente nas refeições.

A placa bacteriana, que é uma aglomeração de microorganismos e restos de comida alojada na arcada dentária, se alimenta da doçura presente nas sobremesas. Isso faz com que ela se desenvolva, criando ácidos.

Outro aspecto que favorece o surgimento das cáries é a falta de escovação noturna. Ou seja, antes de dormir. Afinal, é um longo período de tempo em contato com as bactérias.

Cárie em crianças

A doença pode dar as caras bem cedo na vida das crianças: desde os 4 meses. E os riscos de não tratar a cárie são grandes nesta fase. As consequências duram até a pré-adolescência, aumentando a possibilidade de novas ocorrências.

Por exemplo, é capaz do dentinho permanente do pequeno nascer em local impróprio ou torto se o de leite foi arrancado por causa de uma infecção na polpa gerada pela cárie.

De toda forma, é bom acostumar a criançada a manter a higiene bucal desde cedo. Assim, o hábito irá perdurar até a idade adulta.

Cárie em adultos

Tem quem pense nessa infecção como uma questão estética. E tem que acredita que ela ocorre, apenas, no público infantil. Mas essa não é a realidade. As pessoas mais velhas acabam descartando os riscos de não tratar a cárie. Enfim, não tratam com a seriedade que a situação demanda.

É claro que a preocupação com um sorriso bonito é natural. Já que o desconforto com a própria aparência tem o potencial de provocar ainda mais transtornos no paciente. Seja por razões externas ou pelo receio de uma complicação grave, o atendimento odontológico deve ser procurado o quanto antes.

Como prevenir a cárie?

A importância de ações preventivas está mais clara depois da leitura? Atualmente, existem opções incríveis para auxiliar os precavidos. Exames como o check-up digital odontológico fazem toda a diferença nessas horas. Mas a intervenção caseira também continua sendo essencial.

No fim das contas, estar um passo à frente das cáries é fácil. Seguir uma agenda regular de cuidados com a higiene bucal e realizar o acompanhamento com o dentista é meio caminho andado.

Uma alimentação balanceada, sem excessos de açúcar, desempenha um papel importante na proteção.

Agende uma avaliação com nosso time de profissionais.

Publicado por

Deprecated: A função the_author_description está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use the_author_meta('description'). in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078



Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47