Protetor bucal tem influência positiva no desempenho do atleta

Você sabia que, dependendo da modalidade, um atleta só estará completamente seguro se utilizar um protetor bucal? A prática esportiva é uma das principais responsáveis pelos traumas na boca, que podem acarretar perda de um ou mais dentes.

Por isso, o uso de protetor bucal é fundamental para amortecer os impactos e prevenir fraturas nos dentes, lesões na mandíbula ou cortes nos lábios, língua ou rosto.

Por que o protetor bucal é tão importante no desempenho do atleta?

Segundo dados da American Dental Association (ADA), mais de 200 mil traumas bucais podem ser evitados se o atleta utilizar o protetor bucal. Apesar da sua principal função ser proteger os dentes, tecidos e ossos da face dos possíveis traumas, o acessório também exerce um papel interessante no desempenho do atleta.

Essa vantagem surge quando se escolhe um protetor feito sob medida para a sua arcada dentária. Além de não se preocupar em evitar os possíveis choques, uma placa personalizada auxilia na respiração, fala, concentração e é mais confortável do que os protetores vendidos em lojas de esporte.

Além disso, o uso do protetor bucal diminui o risco de tensão na ATM, fraturas na mandíbula, lesões no cérebro e machucados na gengiva. Ele pode ser utilizado por atletas de qualquer esporte (profissionais ou amadores), sendo que cada modalidade pode exigir características específicas do dispositivo.

Atleta deve priorizar um modelo personalizado

Muitos atletas acabam optando por modelos pré-fabricados, mas esse tipo está diretamente relacionado à baixa performance, já que podem causar dores, desconforto e afetar a respiração.

Ao optar por um protetor personalizado, feito com cirurgião-dentista, o atleta terá uma peça completamente adaptada à sua arcada dentária, o que evitará os problemas das peças encontradas em lojas.

Related Post

Publicado por


Comentários no Facebook