O que é periodontia e quais são os tratamentos realizados?

Mais do que o cuidado com os dentes, a saúde bucal envolve a manutenção das características e do funcionamento correto de outras estruturas, em especial a gengiva. Por isso, se você já se perguntou o que é periodontia, saiba que é justamente a série de tratamentos que visam a corrigir os problemas dessa região.A gengiva tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o suporte que a arcada precisa para que possamos morder, mastigar e até mesmo falar. Dessa forma, os cuidados com essa parte da boca são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si, pois um problema gengival pode acarretar a perda de estruturas dentárias.

Doença periodontal

A doença periodontal consiste no conjunto de problemas que afetam desde a gengiva até os ossos que os sustentam, incluindo a inflamação e a infecção dessas áreas. Em geral, eles são causados por uma falha na higienização bucal, com risco aumentado para pacientes fumantes e diabéticos.

Os casos mais leves e iniciais podem até regredir sem a intervenção do dentista se o paciente adotar alguns cuidados extras durante a escovação. Contudo, a doença gengival é uma condição que não deve ser menosprezada, pois ela pode levar à perda dos dentes e oferecer ameaças à saúde como um todo, aumentando o risco de problemas sérios como a endocardite (infecção das válvulas do coração).

Gengivite

Se você já notou sua gengiva ficando vermelha, inchada e sensível, com tendência a sangrar durante a escovação, provavelmente você teve uma gengivite, ou seja, uma inflamação da gengiva. Essa condição, que é o estágio inicial da doença periodontal, surge em função do acúmulo de placa bacteriana, uma película que se forma nos dentes e na gengiva e libera ácidos que irritam a região.

Além dos sintomas mais evidentes, a gengivite também pode causar retração da gengiva – deixando os dentes com uma aparência mais alongada –, mau hálito, gosto ruim na boca e formação de pus (quando também existe uma infecção).

O tratamento da gengivite consiste em uma limpeza (também chamada de profilaxia) com o objetivo de remover a placa e o tártaro, na orientação do paciente sobre a escovação correta e o uso do fio dental e na administração de antibióticos quando necessário.

Periodontite

Quando a gengivite não é devidamente tratada, ela pode evoluir para a periodontite. Nessa fase, a inflamação ou a infecção da gengiva atingem também as fibras e os ossos, o que pode provocar a perda dos dentes.

Isso acontece devido à formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o abscesso dentário. Se a condição não for tratada, os dentes começam a ficar moles, correndo o risco de queda, e a infecção pode atingir outros tecidos, como os ossos envolvidos na arcada dentária.

Uma das complicações mais graves da periodontite não tratada é a endocardite, que acontece quando uma bactéria cai na corrente sanguínea e causa uma infecção nas válvulas do coração. Essa é uma condição bastante séria e que pode ser fatal.

Assim como na gengivite, o tratamento da periodontite envolve a profilaxia feita em consultório, a orientação do paciente sobre a higiene bucal e o uso de antibióticos para sanar a infecção. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para limpar as bolsas profundas da gengiva e a remoção de dentes muito comprometidos para evitar que a infecção se espalhe.

Agora que você já sabe o que é periodontia e quais são os principais tratamentos dedicados a cuidar da saúde da sua gengiva, você certamente está mais bem preparado para identificar possíveis problemas nessa região.

Fonte: http://castellodonto.com.br

Publicado por

Deprecated: A função the_author_description está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use the_author_meta('description'). in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078



Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47