Borrachinha do aparelho ortodôntico acumula placa bacteriana. Veja como evitar

O aparelho ortodôntico fixo sozinho não faz milagres. Com ele, existem acessórios que auxiliam no tratamento e fazem a movimentação necessária para corrigir os problemas dentais. Entre eles, está a famosa borrachinha, ou ligadura elástica. Inocentes em um primeiro olhar, essas pecinhas que colorem o sorriso são muito importante no tratamento ortodôntico. A função primordial das ligaduras é fazer força no fio dentro da canaleta do braquete, ou seja, é a ligadura que ‘aperta’ o aparelho, dando início assim à movimentação ortodôntica.

Continue lendo “Borrachinha do aparelho ortodôntico acumula placa bacteriana. Veja como evitar”

O que são dentes do siso?

Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.

Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos – dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, ou podendo causar inchaço ou dor.

Continue lendo “O que são dentes do siso?”

Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates

A dentista Simone Rocha alerta sobre a importância de uma escovação após a ingestão dessas guloseimas de páscoa para evitar o acúmulo de placa bacteriana.

Chegou à época do ano que os amantes de chocolate mais gostam: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe dessa guloseima. Por onde passa você vê aquelas vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, a dentista Simone Rocha vai ensinar o melhor jeito de aproveitar a páscoa sem esquecer-se da saúde dos dentes. Continue lendo “Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates”

Como prevenir o câncer bucal

Abril é o mês da conscientização do câncer bucal e, durante os exames clínicos, realizados pelos dentistas, a busca por sinais e sintomas, que possam sugerir um câncer bucal, fazem parte da rotina dos exames odontológicos.
Durante a consulta, seu dentista examinará cuidadosamente a parte interna da sua boca e a língua.
Uma pequena mancha branca, ou vermelha, ou uma ferida, que não cicatriza, pode ser o sinal de algo mais sério.
Continue lendo “Como prevenir o câncer bucal”

Estresse na gravidez aumenta o risco de cáries na infância

Pela primeira vez, um estudo sugere que estresse crônico durante a gravidez também pode aumentar o risco de cárie dentária nas crianças. Já se sabe que o estresse na gestação está associado a vários problemas para a saúde dos filhos como baixo peso no nascimento além de maior risco de asma e de alergias, por exemplo.

Continue lendo “Estresse na gravidez aumenta o risco de cáries na infância”

Alimentos que clareiam os dentes

1 – Brócolis: rico ferro e cálcio, forma uma barreira de proteção para o esmalte dos dentes. Como é crocante, estimula a produção de saliva, diminuindo o surgimento de manchas, já que o contado do esmalte do dente com os alimentos e bebidas ácidas é menor.

2 – Gengibre: anti-inflamatório natural, auxilia na saúde da mucosa bucal, promovendo um sorriso mais branco e bonito. Continue lendo “Alimentos que clareiam os dentes”