Afta: entenda o que é e quando se preocupar com ela

Para engolir, falar ou mastigar! A afta causa incômodo em todas essas situações. Isso porque é uma ferida que aparece nos mais diferentes lugares.

Ainda que seja dolorida, não deve durar mais de duas semanas. Caso isso aconteça, é preciso investigar os motivos do seu início e da sua permanência. Então, para entender melhor sobre a afta, preste atenção nos tópicos abaixo!

O que é a afta?

É uma lesão no interior da boca, que tende a aparecer em virtude de outras feridas menores. Assim, pode ser facilmente identificada pela tonalidade branca e a cobertura úmida. No que diz respeito à localização, costuma surgir nas bochechas e na língua (ou embaixo dela).

Em 90% dos casos, tem um tamanho entre dois e oito milímetros, durando até duas semanas. Ao mesmo tempo em que existe a possibilidade de ter, pelo menos, um centímetro. Aqui, não é difícil que chegue até dois meses de duração.

Quais fatores resultam em afta?

Como se pode imaginar, são várias explicações para o aparecimento da afta. O que irá variar de acordo com as características e os hábitos de cada pessoa. Agora, descubra algumas dessas causas.

▪️ Alimentação com produtos de alta acidez, como abacaxi, laranja e limão;
▪️ Desleixo com a saúde bucal;
▪️ Estresse constante, que resulta na imunidade baixa;
▪️ Falta de ferro, folato, vitamina B12 e zinco;
▪️ Ingestão de certos remédios e doenças gástricas;
▪️ Tabagismo ou mastigação de objetos (como tampas de canetas).

Em que circunstância a afta é preocupante?

Anteriormente destacamos que a afta costuma desaparecer em, até, duas semanas. Mas isso pode não acontecer e/ou a frequência do aparecimento ser intensa. Nesses casos, é possível que uma razão maior esteja escondida.

Então, se o intervalo entre uma e outra for pequeno e não sumirem em 14 dias, procure um atendimento odontológico. O que também vale para quando o tamanho for muito grande e tiver evidência de infecção. Além disso, perceba se está perdendo peso ou tem febre.

Como é possível minimizar o incômodo da afta?

Existem algumas dicas que, aplicadas corretamente, irão diminuir a dor da afta. Mas é preciso segui-las apenas com a orientação de um dentista. Para ter uma ideia, confira algumas delas!

▪️ Diluir em água um pouco de água oxigenada (10 volumes) e, com auxílio de uma haste flexível, encostar a solução na ferida;
▪️ Misturar uma colher de leite de magnésia (ou bicarbonato de sódio) em um copo de água e fazer bochechos;
▪️ Realizar um tratamento com laser de baixa potência.

Você sofre com o aparecimento de afta? Está na dúvida se o seu caso está entre o normal ou o que indica outros problemas de saúde?

Entre em contato com a NASO e tenha o atendimento de uma equipe especializada para resolver o seu incômodo: Clique para agendar uma consulta!

Publicado por

Deprecated: A função the_author_description está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use the_author_meta('description'). in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078



Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47