Será que o uso de antibiótico causa cárie?

Não é difícil encontrar alguém que já tenha ouvido falar que o uso de antibiótico causa cárie, especialmente em crianças! Já notou?

Apesar de ser uma crença muito antiga, por incrível que pareça ainda há muitas pessoas que acreditam nessa possibilidade e que certos medicamentos são os grandes vilões para os dentes.

Mas, é claro que a realidade não é bem assim e você precisa estar bem informado para desmistificar esse grande equívoco!

Afinal, antibiótico causa cárie ou não?

A resposta é NÃO! Nenhum tipo de medicamento, incluindo antibiótico, é capaz de causar cáries na cavidade bucal!

O que acontece é que quando temos o tripé má alimentação, consumo exagerado de carboidratos e bebidas açucaradas e negligência da higiene bucal, o resultado é inevitável: uma cárie bem desagradável!

Tudo isso porque a formação da cárie só ocorre quando há presença de açúcar na cavidade oral. Ou seja, em termos mais simplistas, assim que o açúcar é metabolizado pelos microrganismos presentes na boca, há a incidência de ácidos que desmineralizam os dentes, dessa maneira formando as temidas cáries!

Então, qual a verdadeira relação entre antibiótico e cárie?

Agora que você já sabe que o antibiótico em si não causa cárie, é válido entender como surgiu essa relação!

Os antibióticos, especialmente os desenvolvidos para crianças, contém em sua fórmula uma alta dosagem de açúcar, justamente para que seja mais agradável e aceitável ao paladar infantil.

Inclusive, é normal que, devido à situação de doença do pequeno, os pais mediquem e deixem a criança descansar ou dormir sem realizar a escovação dos dentes. Se identificou com esse exemplo?

Por esse motivo, quando não existe uma boa higienização bucal somada a acidez do medicamento, o surgimento de cáries é praticamente inevitável! Especialmente se essa situação se repetir por períodos longos.

Portanto, é altamente recomendado que, logo após a ingestão do antibiótico, seja realizada uma boa escovação, com escova macia, creme e fio dental, para evitar qualquer tipo de problema aos dentes!

Precisa tomar antibiótico? Tenha cuidado!

O uso exacerbado ou não indicado de antibióticos pode trazer graves consequências não apenas para a saúde oral, mas para o organismo em si!

O uso inadequado e sem acompanhamento médico pode piorar o quadro de inflamação ou infecção e comprometer a saúde como um todo! Nunca deixe de consultar um médico e fazer todo o procedimento prescrito corretamente!

E para prevenir corretamente qualquer problema odontológico, a indicação é visitar a NASO! A clínica conta com profissionais altamente qualificados e soluções modernas para um sorriso sempre saudável!

Related Post

Publicado por


Comentários no Facebook