Respiração pela boca é prejudicial à mastigação e pode provocar problemas bucais, como a xerostomia

Respirar pelo nariz e soltar pela boca. Você certamente já ouviu essa recomendação em algum lugar. Não por acaso, ela é realmente a melhor forma de se respirar. Contudo, é comum encontrar muitas pessoas que fazem a respiração pela boca – e não pelo nariz. Para alguns pode ser encarado apenas como um hábito, mas para outros pode ser consequência de problemas respiratórios causados por alergias, por exemplo. A verdade é que essa prática não é certa e pode desencadear outros novos problemas, como na saúde bucal, afetando ainda a mastigação.
Continue lendo “Respiração pela boca é prejudicial à mastigação e pode provocar problemas bucais, como a xerostomia”

Gengivite pode ser hereditária?

A gengivite é uma doença que afeta a gengiva e pode ser notada na presença de alguns sintomas como sangramento, que pode surgir durante a escovação, e inchaço gengival. O problema, em geral, é fruto de uma higienização inadequada ou até mesmo a falta dela. Entretanto, seria esse o único agente causador? É possível que, mesmo mantendo uma boa limpeza, o paciente contraia a gengivite por fatores hereditários, por exemplo? Confira as respostas sobre o assunto!

Continue lendo “Gengivite pode ser hereditária?”

Tártaro na gengiva: entenda as complicações desse quadro

Pode acontecer por conta da preguiça já tarde da noite ou a correria no trabalho que não deu um tempinho extra. São diversos os momentos que ocorrem o descuido de não realizar a higiene bucal diária. Pode parecer só um simples esquecimento, mas não se engane, ele abre várias possibilidades de problemas bucais, tanto dos dentes como na gengiva. O tártaro pode ser destacado. Quando não há higiene bucal ou quando ela é feita de forma ineficiente, o acúmulo desse cálculo dental na gengiva pode causar complicações para sua saúde bucal. Entenda mais sobre esse quadro.

Continue lendo “Tártaro na gengiva: entenda as complicações desse quadro”

Cárie dentária: O que é, quais os sintomas e como prevenir?

As cáries dentárias são um dos os problemas bucais mais comuns que existe, capaz de acometer pacientes de todas as idades. Tudo começa com o acúmulo de alimentos nos dentes somado à má ou falta de higiene bucal, que resulta nas lesões bacterianas. A boa notícia é que essa doença pode ser evitada com uma rotina de cuidados dentais e visitas regulares ao dentista.

Continue lendo “Cárie dentária: O que é, quais os sintomas e como prevenir?”

Qual a necessidade da prevenção periódica?

 

Com a prevenção periódica em conjunto a higienização você evita problemas como o acúmulo da placa bacteriana e o aparecimento de cáries, ela é indicada em todos os casos mas principalmente em pessoas que realizam tratamento ortodôntico.

Uma boa prevenção ajuda a evitar novos problemas e também para aumentar a vida útil de todos os tratamentos na boca fazendo com que demorem mais para serem substituídos.

Canal sem mistérios

Resumo:

  • Hoje em dia, tratamos a maior parte dos canais em uma única sessão;
  • Os tratamentos são indolores e com grande sucesso na maioria absoluta dos casos;
  • O canal bem tratado perpetua o dente na boca;
  • Após canal, devemos imediatamente reabilitar a coroa do dente, com materiais capazes de devolver a estética e principalmente a resistência do dente.

O tratamento de canal é um procedimento geralmente muito tranquilo de ser realizado, desde que por um profissional que realmente entenda do assunto. Continue lendo “Canal sem mistérios”

Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates

A dentista Simone Rocha alerta sobre a importância de uma escovação após a ingestão dessas guloseimas de páscoa para evitar o acúmulo de placa bacteriana.

Chegou à época do ano que os amantes de chocolate mais gostam: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe dessa guloseima. Por onde passa você vê aquelas vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, a dentista Simone Rocha vai ensinar o melhor jeito de aproveitar a páscoa sem esquecer-se da saúde dos dentes. Continue lendo “Páscoa feliz e saudável! Saiba como cuidar da saúde dos dentes e se prevenir das cáries após o consumo de chocolates”