Quais são os principais tipos de aparelhos ortodônticos?

O aparelho ortodôntico é utilizado para corrigir dentes tortos ou desalinhados. Existem diversos tipos, incluindo opções com variadas possibilidades de acabamento estético que podem ser escolhidas pelo paciente.

Mas, resumidamente, podemos dividir os aparelhos ortodônticos em fixos ou móveis, sendo que dentro dessas categorias é possível encontrar outros subtipos, de acordo com a indicação do ortodontista.

Conheça os principais tipos de aparelho ortodôntico

Aparelho fixo

O aparelho fixo é o tipo mais comum e conhecido. Sua estrutura é composta por fios, braquetes e bandas metálicas. Como não pode ser retirado da boca, sua manutenção exige consultas frequentes e um cuidado maior na higienização.

Aparelho fixo estético

Apesar de possuir a mesma função que o aparelho fixo convencional, o modelo estético é feito de materiais transparentes. Os braquetes são feitos, em geral, de policarbonato, porcelana ou safira. É uma excelente opção para quem deseja passar pelo tratamento de forma mais discreta.

Aparelho móvel

É o tipo mais aconselhável para crianças de até 12 anos de idade, apesar de também ser utilizado em adolescentes e adultos em algumas fases do tratamento.

Sua função vai desde guiar o correto crescimento ósseo do rosto até uma contenção ortodôntica após o uso do aparelho fixo. Apesar de ser móvel, a indicação pode ser utilizar o aparelho móvel 24 horas por dia ou em períodos específicos indicados pelo ortodontista.

Expansor Palatino

Outro tipo de aparelho ortodôntico é o expansor palatino, indicado para quem tem a chamada “mordida cruzada”.

Alinhadores

Entre as atuais soluções modernas de aparelho ortodôntico, os alinhadores são opções versáteis para quem busca mais conforto e acabamento estético durante o tratamento. Eles são produzidos em impressoras 3D e são quase invisíveis, podendo ser retirados para higienização.

Aparelho lingual

O aparelho lingual é um tipo de aparelho ortodôntico fixo, mas que também tem um resultado invisível. Os braquetes são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua. Sua funcionalidade é a mesma de um aparelho fixo.

Related Post

Publicado por


Comentários no Facebook