Os males do cigarro para a gengiva

Os males do cigarro para a gengivaO tabagismo causa inúmeros prejuízos à saúde, mas você conhece os males do cigarro para a gengiva? Saiba tudo sobre o assunto a seguir!

Todo mundo sabe que fumar é prejudicial à saúde. Mas você sabe quais são os males do cigarro para a gengiva?

Além de causar doenças como bronquite crônica e câncer, o tabagismo também tem alto potencial danoso à saúde bucal, podendo até levar à perda de dentes e problemas imunológicos.

Se você fuma e está preocupado com os seus dentes, precisa ler esse texto até o fim. Você saberá exatamente quais são os perigos que o cigarro oferece para o seu sorriso.

Gengivite e Periodontite X Tabagismo

Sangramento da gengiva durante a escovação pode sinalizar inflamação (conhecida como gengivite). Costuma acontecer com pessoas que não escovam os dentes regularmente e, em consequência causa o acúmulo de placa bacteriana.

A placa, quando não retirada rapidamente, se materializa e se transforma em tártaro, que destrói as fibras gengivais e compromete a estrutura de sustentação da arcada dentária. Aqui, a doença se agrava e passa a ser chamada de periodontite.

Médicos e dentistas estimam que 3 a cada 4 pessoas sofrem de doenças periodontais, e elas podem nem saber disso.

Gengiva avermelhada e sangramento espontâneo são os sintomas mais conhecidos desse mal, mas não é o único. A falta de conhecimento sobre a doença faz com que ela passe batido por muitos.

Outros sinais incluem: mau hálito, sensibilidade ao frio, afastamento da gengiva e alteração na mordida.

Fumantes, em especial, devem se atentar aos sintomas da doença gengival. O cigarro é um dos principais agentes dela.

Fumar pode agravar a doença gengival

Como o fumo reduz a habilidade do corpo de combater e curar infecções, os problemas que causam a doença gengival impactam os fumantes com mais força do que o “normal”.

Neles, a inflamação é seguida por perda de inserção gengival e óssea, favorecendo a queda de dentes e a transformação maligna de lesões, que pode culminar em câncer.

Outros males do cigarro:
• Reduz a vascularização dos tecidos;
• Diminui a resposta imunológica;
• Compromete a cicatrização de lesões;
• Estimula a produção de radicais livres (que causam a degradação de tecidos);
• Muta o DNA das células.

Isso entre várias outros problemas. Estudos ainda mostram que a periodontite pode potencializar diabetes, doenças cardíacas e osteoporose.

Além disso, vale notar que a nicotina inibe o sangramento da gengiva, dificultando a identificação do problema. Com isso, muitos fumantes não recebem o diagnóstico até ele chegar a um grau preocupante.

Já entendeu como alimentar esse hábito representa um perigo para seu bem-estar geral?

Qual é a solução do problema?

Não há solução mágica: a única maneira de se prevenir contra as complicações que o cigarro acarreta é dizer adeus a ele.

Ao largar o vício, o paciente não se livra apenas do agravamento da gengivite, mas também ganha mais chances de sucesso no tratamento da gengivite e demais problemas provenientes do fumo.

Outros benefícios de largar o cigarro para o seu sorriso

Além de viciar, a nicotina causa manchas nos dentes, gengiva e bochechas. Isso se deve ao acúmulo da substância no esmalte dentário, que motiva a produção de melanina na mucosa.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, bastam 20 minutos para que a pressão sanguínea e a pulsação normalizam e apenas duas horas para eliminar a nicotina do organismo.

Que tal experimentar essas novas sensações? Seu sorriso vai agradecer!

Não se esqueça do dentista!

O dentista é a única forma de prevenção garantida contra prejuízos à gengiva e outros tipos de doenças bucais. Não o deixe de lado!

Lembre-se que ele é o profissional habilitado para manter sua saúde bucal que vai muito além de uma questão estética, mas também influencia no bem-estar do seu organismo.

Para garantir uma vida saudável, recomendamos consultas preventivas, pelo menos, uma vez por semestre.

Pessoas já lidando com complicações (como cáries e tártaro), no entanto, devem aumentar a frequência de visitas. A regularidade será decidida pelo profissional de saúde dentária com base na sua situação em específico.

CONCLUSÃO

Como vimos, há vários males do cigarro para a gengiva. Entre eles: a diminuição da resposta imunológica, contração dos vasos sanguíneos e alteração as propriedades bucais.

Caso o hábito não for abandonado, é difícil não apenas de identificar problemas na gengiva, como também de conseguir resultados satisfatórios no tratamento deles. Aumentando os riscos do agravamento de doenças.

Mediante isso, fica claro a importância de seguir um estilo de vida saudável e, claro, de manter as visitas ao dentista em dia.

Publicado por

Deprecated: A função the_author_description está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use the_author_meta('description'). in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078



Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47