Gengivite – o que é e qual é o tratamento

gengivite90% da população mundial sofre com gengivite. Será que você não faz parte desse grupo? Entenda a causa e o tratamento da doença e descubra!

Você costuma ter sangramentos na gengiva? Pode ser um caso de gengivite, cuidado!

Trata-se de uma doença bucal que atua como uma das principais causas de perda dental. Para ter noção, afeta aproximadamente 90% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Um número assustador, certo? E se agrava pela noção de que muitas pessoas lidam com esse mal sem ao menos saber, visto que os sintomas vão além do sangramento gengival e, muitas vezes, nem o inclui.

Ao final deste artigo, você vai ficar completamente ciente do que a gengivite se trata, bem como é feito o tratamento dela, para garantir sua plena saúde bucal.

Continue a leitura!

Gengivite: o que é?

Gengivite é a primeira fase da doença gengival (ou periodontal, como é tecnicamente chamado). Consiste na inflamação e infecção das gengivas, ligamentos, entre outros tecidos de sustentação dos dentes.

Acredita-se que oito em cada dez brasileiros sofrem com esse mal.
Uma higiene deficiente ou mal orientada costuma ser a causa da enfermidade e a gengiva inflamada é o sintoma mais conhecido, caracterizada pela(o): cor mais avermelhada que o normal ou arroxeada, inchaço, sensibilidade e facilidade de sangramento durante a escovação e uso do fio dental.

Embora seja o mais conhecido, não é o único sinal existente.
Às vezes, a gengiva nem aparenta estar afetada. Por isso, muitos têm gengivite e não sabem.

Outros sintomas típicos desta inflamação incluem:
• Gengivas separadas ou afastadas dos dentes;
• Alteração na mordida;
• Aparente alongamento dos dentes;
• Bolsa gengival e dentes rodeados por secreção de pus;
• Mau hálito constante;
• Gosto ruim na boca.

Como a inflamação surge

O problema começa quando restam pedaços de comida nos dentes, que atraem bactérias e as alimentam, fazendo com que elas se multipliquem e se instalem na boca. É a chamada placa bacteriana.

Quando a placa não é removida, endurece e transforma-se em tártaro, que se prende aos dentes. Este produz bactérias e toxinas que irritam as gengivas, tornando-as sensíveis e inchadas.

Com isso, desenvolve-se a inflamação (e a cárie dentária, mas isso é assunto para outro dia).

O processo inflamatório é intensificado até pelo próprio sistema imunológico da pessoa — uma tentativa de eliminar os microrganismos nocivos. A partir disso, surgem os sintomas da gengivite.

Outros maus hábitos ligados à higiene bucal que danificam a gengiva podem causar a doença também, como a escovação excessiva e a limpeza intensa com fio dental.

Em situações específicas, fatores como alterações hormonais e doenças que afetam a imunidade podem aumentar o risco de desenvolvimento da inflamação.

Confira fatores que aumentam o risco de gengivite:
• Dentes desalinhados e aparelhos bucais mal encaixados;
• Pontas de obturação ásperas;
• Tabagismo e alcoolismo;
• Gravidez e excesso de peso;
• Infecções virais e fúngicas;
• Boca seca e diabetes;
• Medicamentos contraceptivos;
• Deficiência de vitaminas e menopausa.

As pessoas mais afetadas por esse mal são pré-adolescentes, jovens adultos e mulheres grávidas.

Gengivite: tratamento

O tratamento da gengivite procura limpar os dentes completamente para reverter a inflamação e impedir que ela se agrave. Se tratado no início, pode ser resolvido de forma eficaz no consultório médico.

O procedimento é chamado de profilaxia, no qual toda a placa bacteriana acumulada é retirada da base dos dentes, junto com o tártaro.

Em casos mais graves, pede-se pela administração de medicamentos para retardar a ação das bactérias.

Vale ressaltar que, para acabar devidamente com os sintomas, é necessário não apenas dos cuidados profissionais de um dentista habilitado, como também da responsabilidade do paciente.

É importante manter boas práticas de higiene bucal em casa para manter o mal gengival longe. A forma apropriada de higienização pode ser apontada pelo profissional e, sim, isso vai além de escovar bem os dentes.

Muitas vezes, é preciso até tomar cuidado com o consumo de açúcar, visto que ele é especialmente atraente às bactérias. Mas tudo vai depender do seu caso e, claro, da orientação do dentista.

Prevenção de doenças bucais

Não tem jeito! Se quiser se resguardar sua saúde bucal, vai precisar colocar às consultas dentárias em dia.

O dentista é o único capaz de detectar corretamente problemas na arcada dentária, tornando-o indispensável para assegurar a saúde plena de qualquer um. Inclusive, é o motivo para esta profissional saúde dentária ser essencial para levar uma vida saudável.

Se notar qualquer sintoma característico da gengivite ou de outras enfermidades, marque uma consulta imediatamente! Lembre-se que quanto mais cedo o problema for resolvido, mais rápida você pode voltar a sua rotina normal.

Conte com a Naso – Núcleo de Assistência à Saúde para atendimento odontológico exclusivo e de confiança no Guarujá!

CONCLUSÃO

Em suma, a gengivite normalmente é causada pelo acúmulo de placa bacteriana que, por sua vez, é ocasionada por más práticas de higiene bucal e potencializada por uma série de fatores de risco.

O tratamento desse mal se chama profilaxia e consiste na limpeza profunda da placa acumulada, bem como do tártaro (possivelmente) formado.

Seja para tratar a doença ou se prevenir contra ela, é essencial consultar um dentista regularmente.

Se você procura por assistência dentária no Guarujá, conheça a Naso! Uma clínica organizada que oferece atendimento humanizado e competência técnica de sobra desde 1993.

Publicado por

Deprecated: A função the_author_description está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use the_author_meta('description'). in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031



Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47