Estresse na gravidez aumenta o risco de cáries na infância

Pela primeira vez, um estudo sugere que estresse crônico durante a gravidez também pode aumentar o risco de cárie dentária nas crianças. Já se sabe que o estresse na gestação está associado a vários problemas para a saúde dos filhos como baixo peso no nascimento além de maior risco de asma e de alergias, por exemplo.

Trabalho publicado no American Journal of Public Health sugere que os níveis de estresse que uma mãe vive durante a gravidez podem também desempenhar um papel importante na formação de cáries na infância, aliado a outros fatores já existentes como má higiene oral e alto consumo de alimentos e bebidas açucarados. O trabalho é do pesquisador Wael Sabbah, do Dental Institute at Kings College London (Reino Unido), com parceria de pesquisadores da Universidade de Washington (EUA).

Embora estudos anteriores tenham relacionado o nível socioeconômico baixo com um potencial aumento do risco de cárie entre os descendentes, o recente estudo é o primeiro a identificar o estresse como condutor dessa associação.

Fonte: Jornal Odonto

Publicado por


Comentários no Facebook