Doença periodontal: Veja como identificar os sintomas

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação nos tecidos que estão ao redor do dente, que são responsáveis pela sustentação e proteção necessária para a saúde bucal. Ela atinge o periodonto, composto pela gengiva, ligamento periodontal e o osso alvelar.

Milhares de pessoas sofrem com a doença periodontal todos os anos, sendo uma das principais causas da perda de dentes entre adultos.

Então, na prática a doença periodontal representa uma inflamação ou infecção crônica cuja evolução e falta de tratamento acarreta consequência sérias, como:

  • retração gengival;
  • reabsorção dos tecidos periodontais;
  • formação de abscessos com pus;
  • mobilidade dentária;
  • perda do dente.

Além dessas complicações, a doença periodontal também desencadeia complicações sistêmicas. Isso acontece porque as bactérias que se proliferam no local afetado podem migrar para o restante do organismo, atingindo órgãos como os pulmões e o coração.

Como a doença periodontal surge?

A doença periodontal é causada por uma bactéria. Normalmente, esse tipo de bactéria não causa nenhum dano, mas ela ganha “força” quando a boca é acometida pela placa bacteriana.

Com a placa bacteriana, a bactéria da doença periodontal ganha força para se multiplicar, o que pode levar a gengivas inchadas e inflamadas. E o quadro pode piorar conforme a placa endurece e se torna tártaro.

À medida que o tártaro se desenvolve, encoraja o crescimento de mais placa bacteriana no sentido da raiz dos dentes e a inflamação torna-se crônica, levando ao surgimento de bolsas na gengiva. A inflamação se instala de tal forma, causando danos ao osso do maxilar e estruturas ao redor dos dentes, levando, em última instância, à perda do dente.

Quais são os sintomas da doença periodontal?

Os sintomas da doença periodontal normalmente começam na gengiva. O próprio paciente costuma perceber o problema em sua fase inicial, quando nota o aparecimento de:

  • sangramento nas gengivas;
  • alteração da tonalidade da pele gengival;
  • vermelhidão;
  • mudanças na textura;
  • inchaço e sensibilidade na gengiva.

Também pode ser percebida a retração gengival, que deixa os dentes com um aspecto mais alongado e traz sensibilidade.

Como é feito o diagnóstico da doença periodontal?

O diagnóstico da doença periodontal é feito pela análise clínica. O dentista analisa os sintomas e também pode solicitar um exame radiológico, que ajuda a investigar as estruturas internas.

Existem diferentes tratamentos disponíveis para a doença periodontal, incluindo mudanças na rotina de saúde oral, limpeza profissional no consultório, uso de antibióticos e até a cirurgia, para corrigir danos na raiz.

Publicado por

Deprecated: A função the_author_description está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use the_author_meta('description'). in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078



Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47