Dia dos namorados e saúde bucal: dicas para curtir essa data com quem você ama sem descuidar do sorriso

Não dá pra negar que essa é uma data pra lá de especial. Mas você já parou pra pensar que sua saúde bucal pode atrapalhar essa comemoração? Um sorriso bonito é essencial na hora da conquista, porém, existem alguns problemas que podem ser um empecilho. Entre eles podemos destacar o mau hálito, a cárie dental, inflamação gengival ou mesmo a ocorrência de feridinhas na boca. Para você curtir essa data amorosa de maneira tranquila e saudável, que tal esclarecer algumas dúvidas?

Preparativos para o dia especial

A primeira dica para manter a boca saudável durante o encontro é realizar uma boa higiene bucal. Além da escovação, o uso do fio dental é muito importante. É essencial destacar, também, a parte da alimentação saudável e evitar os jejuns prolongados. Isso se torna um fator extra para gerar o aparecimento do temido mau hálito. Para ficar bem longe desse problema, no intervalo de tempo até encontrar com seu love, coma uma fruta ou faça aquele lanchinho bem leve com uma barrinha de cereais.

Um encontro com muitos sorrisos

Chegou aquele momento que você tanto esperava: o encontro. Normalmente, esta data é celebrada com uma refeição romântica, uma ida ao cinema ou fazer um programa caseiro bem diferente. Seja qual for a preferência do casal, ficar de olho no prato que vai escolher no cardápio ou no que vai preparar para o seu par é essencial. A alimentação tem total influência sobre a saúde bucal e, consequentemente, com o aparecimento do mau hálito. Então, é melhor evitar o consumo excessivo de alimentos que possuem alto teor de proteína e gordura animal.

Faça desta data um momento inesquecível

Existe um outro detalhe também importante nesse dia: o beijo. Além de gostoso, esse momento precisa ser saudável. “O beijo sempre deve ser praticado com responsabilidade. Para isso, tanto você quanto seu parceiro(a) devem estar com a saúde bucal em dia”. Você pode até tentar disfarçar qualquer odor ruim da boca com chiclete, de preferência sem açúcar, mas nada se compara a uma higiene bucal completa. Após seguir essas dicas, seu dia dos namorados nunca mais será o mesmo.

Fonte: Sorrisologia

Cor, brilho e durabilidade: conheça 7 vantagens das facetas de porcelana, uma técnica da odontologia estética

Seja para melhorar a aparência dos dentes ou corrigir algum dano sofrido, muitos pacientes têm procurado ajuda na odontologia estética. Essa área é a solução para quem busca elevar sua autoestima, confiança e bem-estar. Tem crescido o número de pessoas que estão dando mais importância ao seu sorriso. Pensando nisso, as facetas de porcelana podem ser a solução que você procura. Para conhecer mais sobre, confira as principais vantagens desse procedimento.
Continue lendo “Cor, brilho e durabilidade: conheça 7 vantagens das facetas de porcelana, uma técnica da odontologia estética”

Placa bacteriana e tártaro: Qual é a diferença?

O acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes é um problema bastante comum. Muitas pessoas podem confundir e pensar que se trata do mesmo problema, porém não é verdade. Mas afinal, qual a diferença entre cada um desses casos? Uma coisa é certa que ambos têm em comum: podem ser evitados com uma boa higiene bucal, com escovação após as refeições e uso do fio dental diariamente. Quer saber mais sobre eles? Leia matéria completa!
Continue lendo “Placa bacteriana e tártaro: Qual é a diferença?”

Como eu sei se estou com cárie?

Você já parou para se perguntar quais doenças que podem estar presentes no nosso organismo sem apresentarem sintomas? Pois bem, apesar de ser um dos problemas bucais mais comuns do mundo, a cárie é uma dessas doenças difíceis de se perceber no seu início, por isso, é importante saber as manifestações comuns e como identificá-la, a fim de que o diagnóstico não seja dificultado e o problema seja logo solucionado. Confira as principais dúvidas na hora de entender se a lesão no dente pode realmente ser uma cárie.
Continue lendo “Como eu sei se estou com cárie?”

Respiração pela boca é prejudicial à mastigação e pode provocar problemas bucais, como a xerostomia

Respirar pelo nariz e soltar pela boca. Você certamente já ouviu essa recomendação em algum lugar. Não por acaso, ela é realmente a melhor forma de se respirar. Contudo, é comum encontrar muitas pessoas que fazem a respiração pela boca – e não pelo nariz. Para alguns pode ser encarado apenas como um hábito, mas para outros pode ser consequência de problemas respiratórios causados por alergias, por exemplo. A verdade é que essa prática não é certa e pode desencadear outros novos problemas, como na saúde bucal, afetando ainda a mastigação.
Continue lendo “Respiração pela boca é prejudicial à mastigação e pode provocar problemas bucais, como a xerostomia”

Borrachinha do aparelho ortodôntico acumula placa bacteriana. Veja como evitar

O aparelho ortodôntico fixo sozinho não faz milagres. Com ele, existem acessórios que auxiliam no tratamento e fazem a movimentação necessária para corrigir os problemas dentais. Entre eles, está a famosa borrachinha, ou ligadura elástica. Inocentes em um primeiro olhar, essas pecinhas que colorem o sorriso são muito importante no tratamento ortodôntico. A função primordial das ligaduras é fazer força no fio dentro da canaleta do braquete, ou seja, é a ligadura que ‘aperta’ o aparelho, dando início assim à movimentação ortodôntica.

Continue lendo “Borrachinha do aparelho ortodôntico acumula placa bacteriana. Veja como evitar”