Cuidado com os dentes nas festas de fim de ano

Fim de ano chega e nossa vida sai da rotina. Prazos no trabalho, férias, ceia de natal, presentes, confraternizações e muitas outras ocupações ganham espaço em nossa mente.

É bastante comum que nesta época nos descuidemos de alguns cuidados básicos, entre eles, aqueles com a nossa saúde bucal. Esta “relaxadinha” pode trazer alguns transtornos tanto nesta época, que geralmente nosso dentista estará descansando, como para o ano novo.

Pontuamos 10 cuidados básicos para você se proteger nestas festas, sem deixar de se divertir:

Não abra garrafas, potes ou saquinhos de alimentos com seus dentes. Use-os apenas para sorrir e mastigar ok?

Escove seus dentes mais vezes, afinal, durante as comemorações ficamos comendo por horas e todo o alimento deixa resíduos que vão nos gerar cáries e mau hálito.

Não durma, nunca, de modo algum… sem fazer sua higiene bucal. Independente do seu cansaço lembre-se, as bactérias de nossa boca não descansam!

Vários alimentos como as nozes e avelãs, deixam restos no nosso sorriso. Comeu, vá ao banheiro e faça um bochecho rápido para remover. Não se arrisque a ficar conversando sem saber que sua imagem está comprometida!!!

Se usar aparelho ortodôntico, lembre-se de evitar alimentos duros, como as nozes e avelãs que já citamos. Eles podem quebrar ou soltar seus braquets, o que além de trazer problemas para seu tratamento pode lhe trazer grandes incômodos, justamente nesta época.

Se usar aparelho, lembre-se de reforçar a segunda dica. Escove mais e tenha mais cuidado com sua higiene. Lembre-se que o aparelho retém os alimentos na boca.

Lembre-se que doces e alimentos pegajosos causam mais cáries!!!

Vinho escurece nossos dentes e energéticos ajudam a desgastá-lo, além de seu excesso de açúcar promover mais cáries. Cuidado especial com estes!

Uvas passas ajudam a manter sua higiene e previnem inflamações. Castanha do Pará reduz a atividade das bactérias de nossa boca. Os queijos são ricos em cálcio,  o que fortalece nossos dentes, como também sua gordura impede a aderência de bactérias. O azeite forma película protetora em nossos dentes e o amendoim regula a acidez de nossa saliva.

Beba água!! Ela faz bem pra tudo e neste tema, ajuda na produção de saliva e limpa naturalmente nossos dentes.

O que mais dizer? Boas festas! Divirta-se!

Por Dr. Claudio Ciorlia Denipoti 

Publicado por


Comentários no Facebook