Check-up digital: entenda esse importante avanço na Odontologia

Você já teve que ir ao dentista várias vezes? E tudo por causa de problemas que poderiam ser facilmente prevenidos? E se houvesse uma maneira de saber detalhes importantes sobre os dentes para evitar futuros incômodos? Essa possibilidade existe e é chamada de check-up digital odontológico!

Antigamente, só se procurava o dentista na hora em que a dor se tornava insuportável. Mas isso vem mudando graças ao avanço da tecnologia. Agora, é muito fácil ver de perto toda a arcada dentária do paciente.

O check-up digital é uma novidade e chegou para inovar o mercado odontológico, redefinindo o conceito de tratamento preventivo. Por isso, é primordial entender essa nova ferramenta para integrá-la à rotina de cuidados dentários.

Check-up digital a favor da saúde bucal e a importância da prevenção

Todo mundo sabe que ficar atento à saúde é essencial. É mais seguro reservar um tempinho para ir ao médico do que terminar com uma situação séria nas mãos. Afinal, a expressão “melhor prevenir do que remediar” não existe à toa.

O mesmo vale para os dentes e a boca. Só que, até pouco tempo, o cenário era diferente. Fazia-se o acompanhamento padrão, lidando com os problemas conforme apareciam. É nesse sentido que a tecnologia atua como facilitadora.

Agora, os pacientes odontológicos conseguem diagnósticos precoces. Assim, podem passar a vida inteira sem nenhuma ocorrência dentária! Apenas fazendo as consultas de acompanhamento, pautadas pelas descobertas do check-up digital.

Benefícios do Check-up digital

O check-up digital ajuda a identificar doenças bucais em seu estágio inicial ou, até mesmo, invisíveis. Tornando o tratamento e o restauro da saúde mais rápidos. Por consequência, evita que a pessoa chegue ao ponto de ter alguma complicação grave.

Vale notar que a pertinência do exame vai muito além dos diagnósticos comuns. A técnica também auxilia a detectar lesões que, possivelmente, são cancerígenas. Sendo assim, a importância da prevenção, e, particularmente, do check-up odontológico digital, fica nítida.

De quebra, esse procedimento acaba sendo mais leve no bolso. Isso porque os tratamentos corretivos vão acumulando no decorrer dos meses. Logo, o cliente está com uma conta enorme. É bem mais eficaz investir as economias na tecnologia e estar um passo à frente.

Então, como se faz um check-up digital odontológico?

Uma câmera intra-oral de alta definição registra todos os aspectos da boca e dos dentes. O grande diferencial é a capacidade de ampliação das imagens em até 60 vezes, permitindo um escopo significativamente maior para estudo.

A avaliação acontece na hora, a partir da análise meticulosa do dentista. Seja sobre potenciais riscos ou melhorias estéticas. É capaz que o especialista solicite exames complementares, como radiografias ou tomografias.

Outra vantagem interessante é que o paciente acompanha o processo inteiro. Desse modo, torna-se uma experiência interessante, que envolve e valoriza o indivíduo. Afinal de contas, quando você pensou que veria seus dentes tão de perto?

Quando realizar o check-up digital?

Geralmente, recomenda-se que as pessoas visitem o profissional odontológico duas vezes por ano. Isto é, a cada seis meses. No entanto, o check-up digital está disponível em qualquer período. Quanto antes feito, melhor, pois irá otimizar as consultas.

Existe contraindicação?

Não há nenhuma contraindicação ao check-up digital. Literalmente, nenhuma! Qualquer faixa etária se beneficiaria com o uso dessa tecnologia.

Quer agendar a sua consulta para conhecer o check-up digital? Clique aqui.

 

Related Post

Publicado por


Comentários no Facebook