Aparelho Autoligado vs Convencional – Qual é o melhor?

aparelho para os dentes no GuarujáQuer saber mais sobre o aparelho autoligado e o convencional? Confira as características de cada um e descubra qual deles compensa mais!

Quem quer deixar os dentes alinhadinhos pode se deparar com uma questão fundamental: qual é o melhor aparelho? Hoje, ajudaremos quem está com dúvidas analisando aparelho convencional e autoligado.

Por mais que ambos os estilos de tratamento ortodôntico cheguem os mesmos resultados, cada um alcança de forma diferente. O que pode deixar a dúvida: qual vale mais a pena?

Continue a leitura e entenda de uma vez por todas qual compensa mais e, ainda, conheça as principais diferenças entre o aparelho autoligado e o convencional.

Aparelho Ortodôntico: por que usar?

De forma geral, um aparelho ortodôntico é recomendado para corrigir ou prevenir falhas da arcada dentária, assim como problemas com o nascimento e crescimento dos dentes ou, até mesmo, o encaixe deles.

A má-oclusão dental, por exemplo, é um bom motivo para uso e ocorre quando os dentes superiores e inferiores não se encaixam com o fechar da boca, o que pode causar desconforto e dores fortes no maxilar.

Confira 3 sinais de que você deve consultar um dentista:
• Dentes muito espaçados e/ou tortos;
• Dificuldade de morder e/ou fechar a boca;
• Dores no maxilar.

No entanto, é importante esclarecer que apenas um dentista habilitado, por meio de exames de identificação da anatomia da arcada dentária (como radiografia, raio-x panorâmico, etc.), pode atestar a necessidade do uso de um aparelho ortodôntico.

Caso esteja procurando por tratamento dentário em Guarujá, agende uma avaliação sem compromissos com a NASO – Núcleo de Assistência à Saúde para analisar, com precisão, seu caso.

Aparelho Autoligado x Convencional: qual a diferença?

A principal diferença entre o aparelho convencional e o autoligado é a presença das chamadas ligaduras elásticas – as famosas borrachinhas.

Enquanto o sistema autoligado liga os fios do arco ortodôntico diretamente aos braquetes, quase que com um clique, o convencional faz a ligação por meio dessas “borrachinhas”.

Embora pareça um detalhe simples e bobo, pode ter certeza que a presença delas fazem toda a diferença no tratamento ortodôntico!

Isso porque, não apenas influencia na aparência do sorriso, como também no conforto de uso.

Vamos conhecer as especificidades de cada um?

Aparelho Convencional — uso e características

O aparelho convencional é o mais conhecido e, ao mesmo tempo, o mais infame dos tratamentos ortodônticos.

Apesar de ser a alternativa mais econômica, ele peca em questões de estética e conforto, justamente pelo uso da ligadura elástica.

As “borrachinhas” servem para fixar o fio do aparelho e causar o atrito necessário para permitir a movimentação dos dentes.

O problema é que, além de causar certo desconforto, isso faz elas perderem a elasticidade mais rápido, levando à necessidade de trocas frequentes e, consequentemente, de consultas regulares.

Outro aspecto negativo é que mesmo as ligaduras transparentes chamam bastante atenção, o que pode ser incômodo, especialmente para os adultos.
Quanto a duração do tratamento, ele costuma durar por 30 meses, apesar de não ser incomum ver pessoas que chegaram a usar por mais de 5 anos.

Além do mais, o aparelho convencional pode pedir pela extração de dentes e é mais provável de causar cárie, por causa da “borrachinha” que facilita o acúmulo de bactérias.

Aparelho Autoligado — uso e características

Ao invés de usar ligaduras elásticas, o aparelho autoligado usa braquetes para prender o fio, permitindo que ele mantenha uma pressão constante sobre os dentes e, assim, tenha tempo de tratamento menor quando comparado ao convencional.

Mesmo sem borrachinhas, as consultas ao dentista ainda são necessárias para que o profissional possa acompanhar o tratamento e realizar eventuais ajustes.

Como dito, a ligadura faz toda a diferença no tratamento e as vantagens dessa modalidade provam isso.

Para começar, a higienização fica bem mais fácil sem a borrachinha, já que a ausência dela significa menos acúmulo de placa bacteriana e proliferação de bactérias do mau hálito.

As peças anatômicas do sistema autoligado também significam menos atritos nos dentes e, consequentemente, melhor movimentação. Desta forma, o risco de dores é praticamente inexistente e o número de visitas ao dentista, bem baixo.

No final, o tratamento com aparelho autoligado não costuma durar por mais de 12 a 24 meses.

Podemos até chamá-lo de versão mais moderna e otimizada do convencional…

Aparelho Autoligado x Convencional: qual é melhor?

Apenas a avaliação criteriosa de um dentista pode confirmar a necessidade do aparelho ortodôntico, mas nada impede o paciente de perguntar sobre os tipos de tratamento e sugerir o que prefere.

Com isso em mente, vale lembrar que o aparelho autoligado é uma tecnologia de tratamento dentário moderna que traz os mesmos resultados do convencional, mas com vantagens adicionais, como:
• Sutileza estética;
• Praticidade e mais conforto;
• Condições mais higiênicas.

Contudo, cabe a você (e ao dentista, claro) decidir qual é melhor para o seu tratamento dentário.

Conclusão

Como vimos no texto, o aparelho autoligado e o convencional chegam ao mesmo resultado, mas de formas diferentes.

Enquanto o convencional utiliza de ligamentos elásticos para pressionar os dentes de volta aos lugares ideais da arcada dentária, o autoligado usa braquetes para trazer mais conforto e praticidade ao tratamento dentário.

Em linhas gerais, não há como dizer se um é melhor que o outro. Apenas um dentista, juntamente com o paciente, pode decidir qual é mais adequado.
Por isso mesmo que é importante que você saiba os detalhes e as características de cada um, para que possa opinar devidamente.

Caso esteja procurando por um dentista habilitado para o uso de aparelho autoligado em Guarujá, vale a pena conferir a NASO – Núcleo de Assistência à Saúde.

Uma clínica de serviços odontológicos, preparada para tratar de forma eficaz e exclusiva cada cliente.

E aí, já tem a sua resposta para esse embate? Se ainda possui alguma dúvida, pode deixar nos comentários!

Publicado por

Deprecated: A função the_author_description está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use the_author_meta('description'). in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078



Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 37

Warning: Undefined variable $reg in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u274449732/domains/blog.naso.com.br/public_html/wp-content/plugins/to-comments-facebook/comments.php on line 47