A troca da borrachinha do parelho ortodôntico não é apenas para mudar a cor. Saiba a importância desse cuidado

Para a maioria dos pacientes, uma simples pergunta torna-se a melhor parte da consulta com o dentista: “qual cor você quer?”. Usar o aparelho ortodôntico demanda diversos cuidados, mas também o momento de você escolher qual vai ser a coloração da borrachinha até a próxima consulta. Muitos deles já têm a resposta na ponta da língua, algumas meninas gostam de combinar com as amigas qual será a cor. Entretanto, a troca da borrachinha vai muito além do que apenas mudar a tonalidade. Entenda sobre a importância dessa mudança.

A borrachinha do aparelho ortodôntico também tem uma função
A função da borrachinha ortodôntica não é apenas envolver o bráquete e colorir o sorriso metálico. Serve para prender o arco do aparelho nas pecinhas coladas nos dentes e, com isso, a movimentação dos dentes é possível. Quando coloca o aparelho, o paciente precisa seguir corretamente o tempo de retorno ao consultório para a manutenção do item. Porém, além do aumento da força para movimentação dos dentes e ajustes no aparelho, é o momento de troca das borrachinhas. Como comenta Tatiana, a importância dessa substituição está no fato de que as borrachinhas perdem a elasticidade com o passar do tempo.

Atrasar a troca da borrachinha pode influenciar no tratamento ortodôntico?
Assim como afirma a ortodontista, o atraso na troca das borrachinhas podem sim afetar o tratamento ortodôntico no todo. “Elas acabam não exercendo a força adequada e as pressões sobre os dentes acabam sendo menores”, alerta. Dessa maneira, como efeito desse atraso, a movimentação dentária pode não acontecer ou ser mais lenta do que o planejado no início do tratamento. A consequência é que o paciente pode ter que aumentar seu tempo com o aparelho ortodôntico na boca e ninguém quer isso, certo?

Quando é necessário trocar a borrachinha do aparelho ortodôntico
Normalmente, o profissional solicita que a troca desse tipo de borrachinha (individual) seja feito mensalmente. Sim, em cada mês você tem um sorriso com uma cor ou combinação diferente, mas também estará seguindo corretamente com o planejamento do seu tratamento ortodôntico. Por isso, não se atrase! Além disso, o tipo de borrachinha pode influenciar no tempo de volta para troca dessas, pois a finalidade dela que vai ditar o momento necessário de substituição. Vale lembrar sobre a importância de conversar com seu ortodontista. Tire as dúvidas e entenda mais sobre seu tratamento, como também sobre os cuidados essenciais para manter a saúde bucal em dia.

Fonte: blog Sorrisologia

Related Post

Publicado por


Comentários no Facebook